Trânsito na SC-108 é liberado após 11 meses de interdição em Guaramirim

Foto Fábio Junkes/Arquivo

Por: Elissandro Sutil

14/01/2020 - 19:01

No fim da tarde desta terça-feira (14), a SC-108, no trecho da Vila Freitas, em Guaramirim, foi finalmente liberado para a circulação de veículos após quase um ano de interdição.

O trânsito no local está suspenso desde o deslizamento do dia 18 de fevereiro do ano passado, que atingiu dezenas de imóveis e obstruiu parte da rodovia estadual.

Na manhã e tarde de terça, as equipes ainda trabalhavam na realocação de dois postes, limpeza do local e sinalização de via de desvio que foi aberta para possibilitar a reabertura da 108. O prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP), foi até o ponto para verificar os serviços.

“A nossa expectativa é que o desvio minimize os transtornos para a população. Os moradores daqui estão gastando bem mais com combustível para sair e chegar nas residências, além do comércio que é prejudicado pelo baixo movimento”, aponta.

Foto Fábio Junkes/OCP News

A Prefeitura auxiliou na liberação do trecho doando material e maquinário para elaboração e iluminação do desvio.

A partir de agora, o trânsito está aberto em caráter provisório com duas pistas. Um desvio de acesso para quem vem de Massaranduba foi aberto com minério para chegar à pista da SC-108, que está liberada normalmente para os motoristas que vêm no sentido de Guaramirim.

Andamento das obras de recuperação

De acordo com o chefe da Defesa Civil João Batista Cordeiro Júnior, o trânsito no local pode voltar a ser fechado por conta de condições meteorológicas e trabalhos de contenção do muro. A avaliação do nível de segurança será feita diariamente.

“Conseguimos conquistar o fator de segurança na obra. Antes tínhamos entulho fazendo a retenção do material, foi um momento crítico para retirar isso. Até o nível de segurança para o pessoal que estava trabalhando era baixo, por isso o serviço teve que ser feito com muita cautela”, explica o chefe da Defesa Civil.

Foto Fabio Junkes/OCP News

Com a primeira parte do muro de gabião pronta e uma verificação do solo da pista, o órgão afirma que o local voltou a ser seguro para o trânsito. “Agora continuamos os trabalhos para construir mais seis metros de muro gabião e um talude”, completa.

A previsão de entrega da obra foi prorrogada para dia 31 de março no início deste ano.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger