Sífilis: uma doença séria que tem números crescentes no Brasil

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

23/01/2020 - 06:01 - Atualizada em: 23/01/2020 - 08:00

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Pode ser transmitida ainda por contato com o sangue contaminado ou da mãe para o bebê, durante a gravidez ou parto.

De qualquer ângulo que se olhem os dados epidemiológicos, a doença está crescendo no Brasil indicando que não está havendo a devida prevenção entre os indivíduos sexualmente ativos. Quase mil novos casos de sífilis foram notificados em Joinville em 2019, conforme dados preliminares da Vigilância Epidemiológica.

No corpo, a sífilis se manifesta em três estágios. Na fase primária aparece uma ferida indolor e sem crosta no órgão genital, que se for ou não tratada, essa lesão some naturalmente, levando ao indivíduo a crer que esteja curado, mas a bactéria ainda circula pelo corpo e continua sendo transmitida. Na fase secundária há febre, erupção na pele, ínguas e na fase terciária, afeta ossos, coração, os olhos, causa sintomas neurológicos e pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada corretamente.

Os exames sorológicos para a detecção da sífilis têm sensibilidade de até 90%, o paciente deve dirigir-se ao laboratório em jejum obrigatório de 8 horas para realizar a coleta sanguínea e em poucos dias tem o resultado para levar ao médico assistente e receber as orientações.

O tratamento para sífilis é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e a melhor maneira se estar protegido é utilizando preservativos. É possível realizar este exame no Laboratório Ceaclin, em Jaraguá do Sul, com todo o suporte de uma equipe experiente e especializada.

Na fase mais grave da doença, pode afetar ossos, coração, os olhos, sistema neurológico, podendo levar à morte se não diagnosticada e tratada corretamente.

Onde encontrar o Laboratório Ceaclin

Jaraguá do Sul: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1114, Centro | (47) 3275-0466 Rua Bertha Weege, 484 – Sala 01, Barra do Rio Cerro
Telefone: (47) 3370-5010

Itajaí: Rua Samuel Heusi, 463, Centro
Telefone:(47) 3398-4766