Odontologia humanizada: uma forma sensível de acolher e confortar

Por: Elissandro Sutil

23/01/2020 - 05:01 - Atualizada em: 23/01/2020 - 08:01

Esqueça aquele barulhinho de dar arrepios, o pavor da agulha de anestesia e o cheiro de consultório. A odontologia evoluiu e tem ganhado uma abordagem cada vez mais humanizada, transformando a hora de ir ao dentista uma experiência menos dolorosa e impactante.

A ideia por trás deste tipo de atendimento é trazer o paciente para dentro do universo da odontologia de uma forma simples e acolhedora. Além de oferecer espaço e conforto, o atendimento se torna mais pessoalizado e informativo, com o paciente sempre sendo informado de cada passo que será dado pelo dentista.

De acordo com a Dra. Juliana Moreski, que é mentora do atendimento humanizado na clínica Claro Dental, em Jaraguá do Sul essa mudança faz a diferença e acontece desde a marcação da consulta até a saída do paciente do consultório.

“Muitos ainda temem a ida ao dentista, é por esta questão que busco manter o ambiente da clínica mais leve possível. Isto dá muito certo, os pacientes se sentem à vontade conosco e demonstram confiar muito mais no nosso trabalho” completa, Juliana.

A palavra-chave para tudo isso é a empatia, afirma Juliana, pois é preciso ter consciência de que as pessoas precisam entender cada passo dos procedimentos. E é preciso ter paciência, pois cada um tem um processo de aprendizagem.

“A ideia de que os profissionais da saúde podem tomar decisões sozinhos pela saúde dos pacientes já não é verdadeira faz muito tempo. Precisamos inserir as pessoas na discussão e dar a elas todas as informações, só entendendo o processo elas perderão o medo” salienta a cirurgiã dentista.

Sempre em busca do bem-estar

A procura por um dentista geralmente é motivada por alguma dor ou desconforto, ou até mesmo com a própria aparência. Juliana explica que, por se tratar de bem-estar e impactar diretamente na vida das pessoas, o trabalho do odontólogo se torna ainda mais importante, e buscar alternativas para melhorar o atendimento é essencial, acabando de uma vez por todas com o medo dos consultórios.

Com resultados perceptíveis nos tratamentos e bem-estar dos pacientes, os profissionais da clínica se sentem satisfeitos com a capacidade que o atendimento humanizado tem de facilitar seu trabalho.

“É através do atendimento humanizado, que tanto prezamos, que a clínica conseguiu fazer valer a frase que estampa sua logomarca ‘cuidar da saúde é um ato de amor’”, finaliza Juliana.

Onde encontrar

A clínica Claro Dental fica na R. Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 330 – Sala 3, no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3055-2673 ou pelo WhatsApp: (47) 9 9646-4237. Acompanhe o Facebook da clínica Claro Dental para ficar por dentro das novidades.