Câncer: tumor ósseo representa 1% dos casos

Por: Elissandro Sutil

26/02/2020 - 10:02 - Atualizada em: 26/02/2020 - 10:04

Uma dor atípica e repentina foi o que levou o autônomo Cicero da Silva, 44, a dar entrada no hospital às pressas, em Joinville. O caso aconteceu em janeiro. Em fevereiro, o diagnostico: tumor em um dos ossos da coluna. A doença representa 1% de todos os casos de câncer.

Outro exemplo recente foi o da jornalista Susana Naspolini, 46, repórter do Grupo Globo. Em suas redes sociais, ele informou estar com tumor no osso da bacia. “O tratamento será feito com quimioterapia oral”, diz. Ela já havia vencido um câncer anos antes.

De acordo com o ortopedista e traumatologista Dr. Álvaro Ferreira Pinto, 31, os tumores ósseos podem surgir de qualquer uma das células que compõem o osso, em qualquer localização do organismo. “Cresce e se multiplica de maneira fora do controle”, frisa.

Ele ressalta que não existem meios de prevenção, porém, quando o diagnóstico é precoce, o tratamento se torna menos complicado. “Existem muitos tipos de tumores ósseos, tanto benignos quanto malignos. Cada um ocorre em diferentes idades”, explica.

Segundo o especialista, eles aparecem com sintomas inespecíficos como dor, inchaço no membro, dificuldade para movimentos comuns, febre, cansaço, perda de peso, podendo também surgir como uma massa local e, às vezes, como uma fratura sobre o tumor.

“Geralmente, uma radiografia é suficiente para confirmar o tipo, mas, às vezes, pode ser necessário fazer tomografia, ressonância e até biópsia, que é o procedimento de retirar uma pequena amostra da lesão para confirmar e identificar o tumor presente”.

Metástase

Como os ossos são locais frequentes de metástases, conforme diz o Dr. Álvaro, torna-se comum que pacientes com outros tipos de câncer também apresentem doença no esqueleto, sendo mais propensos a complicações e fraturas.

Foto Arquivo/Agência Brasil

Ele reforça que a cirurgia é o principal tratamento, com retirada completa do tumor, quando possível e, em muitos casos, com a associação da quimioterapia e radioterapia. “Quanto mais precoce a identificação e tratamento das lesões, maior é a taxa de sucesso”, declara.

Com a evolução dos métodos, segundo o especialista, as amputações estão se tornando menos frequentes, com a possibilidade de retirada do tumor e substituição ou fixação possibilitando uma boa qualidade de vida para os pacientes com câncer ósseo.

Onde atende

O Dr. Álvaro Ferreira Pinto (CRM 25541 e RQE 16232) atende no Centro de Ortopedia Especializada (COE Jaraguá), na rua José Emmendoerfer, 1449, no bairro Nova Brasília, em Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3273-2722. Mais informações no site. Acompanhe também nas redes sociais: Facebook.