Confira 5 cuidados básicos que evitam entupimentos e transtornos com a rede de esgoto

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

28/01/2020 - 16:01 - Atualizada em: 29/01/2020 - 10:35

Muito já se falou sobre os benefícios do saneamento básico, como a redução nos gastos com a saúde pública e os impactos negativos que o lançamento in natura de esgoto traz ao meio ambiente. Você sabia que em Blumenau, desde 2010, as obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário, realizadas pela BRK Ambiental, já ampliaram a cobertura em quase dez vezes, saltando de cerca de 4,5% para 45%?

Contudo, para que o sistema esteja em pleno funcionamento para oferecer mais saúde, bem-estar e preservação ambiental, é preciso realizar um trabalho conjunto com a população. Além do morador que já possui rede disponível ter que fazer a conexão do seu imóvel de forma correta e dentro do prazo determinado pela legislação vigente, alguns hábitos precisam ser repensados, principalmente para evitar a obstrução de rede.

Foto Divulgação

Em 2019, por exemplo, foram realizadas 358 desobstruções na cidade, sendo que a maioria foi gerada por má utilização do sistema, como o descarte incorreto de materiais. Por isso, existem medidas práticas que contribuem para a construção de uma rede de esgoto sólida e eficaz, evitando problemas para os moradores, e a melhor conservação da rede pública recém-implantada e em pleno funcionamento. Confira algumas delas!

  • É o início de tudo. Assim que a sua casa for liberada para ligação ao sistema, certifique-se e garanta a completa separação das tubulações internas de esgoto e de água pluvial (chuva);
  • Limpar com frequência a caixa de gordura;
  • Além da grave contaminação de rios e ribeiros, o óleo utilizado em frituras, quando despejado de forma incorreta, pode se solidificar e criar uma barreira para a passagem do esgoto. Por isso, o armazene em garrafas plásticas e destine às empresas que o adotam como matéria-prima;
  • Utilize filtros em todos os ralos, eles evitam que restos de alimentos e de cabelo se acumulem na rede e bloqueiem a passagem do esgoto;
  • Não despeje resíduos como papéis, inclusive o higiênico, absorventes, pontas de cigarro, preservativos, fio dental e até mesmo cabelos no vaso sanitário.

Foto Divulgação

Se houver qualquer dúvida sobre a utilização correta da rede ou em casos de entupimento e extravasamentos na cidade de Blumenau, basta entrar em contato pelo telefone 0800-771-0001.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger