O ano da onça-pintada! Zoo Pomerode realiza ações de conscientização sobre a espécie

Por: Giulia Venutti

26/02/2020 - 15:02 - Atualizada em: 26/02/2020 - 15:50

Ela é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo! O peso vai de 35 a 130 quilos e o tamanho em comprimento varia de 1,7 a 2,4 metros, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas. É isso mesmo, estamos falando da onça-pintada!

Você sabia que o animal está classificado como quase ameaçado de extinção? Por causa disso, em 2020, ele será destaque no Congresso da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que ocorre em junho. Na ocasião, os participantes debaterão o valor cultural e biológico da espécie, além de atividades para sua preservação.

Em Santa Catarina, o Zoo Pomerode promoverá um ano inteiro de ações voltadas para o felino com o “Eu Sou Fera”, um projeto de educação ambiental. O zoológico foi escolhido, em setembro de 2019, como padrinho da onça-pintada pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), durante o Encontro de Educadores.

 

“Todos os anos temos um mote para as nossas atividades, agora é a vez da onça-pintada. Os felinos costumam provocar um fascínio e chamar muito a atenção dos visitantes. Com os projetos direcionados para o animal, vamos poder sensibilizar a todos da importância dessa espécie e de todas as outras”, comenta Cezar Santos, biólogo e educador do Zoo Pomerode.

 

Foto Divulgação

O intuito é informar os visitantes do parque sobre a conservação do animal. Atualmente, três onças-pintadas vivem no local, uma delas melânica, ou seja, com coloração mais escura. O primeiro a chegar foi o macho, em 2005. Ele veio transferido do Zoológico do CIGS, em Manaus (AM), com três anos de idade. No ano seguinte, foi a vez das fêmeas, com cerca de um ano, que vieram do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Mato Grosso do Sul.

No Zoo Pomerode, esses animais possuem uma rotina semelhante aos que vivem na natureza. Eles se alimentam logo pela manhã e, depois, descansam o resto do tempo, dormindo por várias horas. As onças também passam por ações de enriquecimento ambiental com o objetivo de criar atividades para mantê-las ativas e saudáveis.

As três moradoras do zoológico são consideradas idosas e, por isso, recebem cuidados diferenciados. “A expectativa de vida desse animal sob cuidados humanos é de 20 anos, na natureza não passa dos 12. Por isso, oferecemos atenção especial no trato com elas”, explica a bióloga Tays Daiane Izidoro.

Foto Divulgação/Zoo Pomerode

Quer conhecê-las? O Zoo Pomerode está aberto todos os dias, inclusive feriados e fins de semana. Até o dia 31 de março, o espaço funcionará das 8h às 19h, na rua Hermann Weege, 180, no Centro da cidade. Após o período de alta temporada, o horário de visitação será das 8h às 18h.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul