Festival de Cinema de Jaraguá do Sul deste ano fará exibições gratuitas e ao ar livre

Foto: Divulgação/Secel

Por: Elissandro Sutil

26/02/2020 - 16:02 - Atualizada em: 27/02/2020 - 19:03

O 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (Fescine) está cada dia mais próximo. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de maio na Sociedade de Cultura Artística (Scar) e é claro que os preparativos já estão a todo vapor.

As inscrições dos produtores que desejam ter seus filmes exibidos durante o evento foram encerradas no último dia 20.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizadora do evento, foram 377 inscritos de diversas partes do Brasil, além de sete filmes produzidos em Jaraguá do Sul.

A título de comparação, no ano passado, o evento recebeu cerca de 280 inscrições, 100 a menos que neste ano. No primeiro ano do festival, foram 230.

Das produções inscritas neste ano, serão selecionadas cerca de 70 para concorrer às categorias premiadas do Fescine e todas serão apresentadas durante os três dias do festival.

 

 

Para esta edição, a organização do evento e a Secel, em parceria com a Faculdade Católica de Jaraguá do Sul, irá realizar exibições dos filmes inscritos no festival.

“Queremos que a população assista a esses filmes antes de eles serem selecionados e que deixem suas opiniões, então, vamos fazer essas sessões que serão avaliadas pelo público, é uma espécie de júri popular”, explica o chefe de programas e projetos da Secel, Dinalberto de Lucca Moreira.

Dino, como é conhecido, comenta que serão dez dias de exibições, pois no dia 14 de março, serão anunciadas as produções escolhidas para o festival.

Duas das mostras devem acontecer no Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha (CEU), as demais serão realizadas na Católica, que dispõe de um telão ao ar livre, na Unisociesc e em outras instituições da cidade, que ainda não foram confirmadas.

Nesta quarta-feira (26) a equipe realizou uma reunião para acertar os últimos detalhes | Foto: Divulgação/Secel

Conforme o presidente do Fescine e também conselheiro da Rede OCP News, Nelson Pereira e o mentor Isaac Huna, o festival de cinema está seguindo os passos do Femusc.

“Nós ainda somos ‘um filhotinho’, mas queremos transformar Jaraguá do Sul em um polo de produção audiovisual, para sair da rota Rio-São Paulo”, ressalta.

Nos dias em que serão realizadas sessões na Católica e estiver chovendo, a mostra será transferida para o auditório da faculdade, pois o telão só pode ser usado em dias de tempo estável.

É possível levar cadeiras ou toalhas para assistir aos filmes de forma confortável e a instituição irá fornecer a pipoca para o público.

Com tantos inscritos para a 3ª edição e as exibições com salas cheias no ano passado, já deixa claro as intenções para o 4º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul.

“Estamos com três dias de evento, mas queremos fazer uma semana toda, porque estamos recebendo muitas inscrições”, relata.

Além da participação dos jaraguaenses, outra novidade para este ano é que o Fescine terá convidados internacionais no evento, um da Argentina e outro da Itália.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul