WEG aluga motores elétricos para a WestRock, fabricante mundial de embalagens de papel e papelão

Foto Arquivo/OCP News

Por: Pedro Leal

19/11/2019 - 10:11 - Atualizada em: 22/11/2019 - 09:38

A WEG acaba de fechar seu primeiro contrato de locação de motores elétricos para a WestRock, fabricante mundial de embalagens de papel e papelão.

O contrato, firmado através do Programa WEG Opex, uma parceria entre WEG, Banco Santander e CSI Leasing, para viabilizar a renovação de parques fabris com projetos de eficiência energética, vai substituir motores antigos e ineficientes da unidade da WestRock em Três Barras/SC por motores atuais e com nível de eficiência IR4.

 

 

O modelo permite a substituição dos equipamentos sem a necessidade de investimento, sendo a economia de custos com energia e o desenho do modelo de locação os responsáveis pelo fluxo de caixa positivo. Os motores usados também entram como parte do pagamento tornando ainda mais atrativo o modelo.

Em adição há a redução dos custos de manutenção e continuidade operacional da planta, pois além de novos, os motores já vem com o WEG Motor Scan, um sensor integrado a plataforma digital WEG da indústria 4.0.

Entre as condições gerais do Programa WEG Opex, estão o prazo de locação de até 5 anos com possibilidade de aquisição do equipamento por um valor residual ou substituição por novos motores em um novo processo.

Segundo Ali Abdul Ayoub, Diretor Industrial de Papel da WestRock, nas indústrias de fabricação contínua cada interrupção não programada dos equipamentos gera um prejuízo financeiro muito expressivo para a companhia.

A garantia de operação foi o grande motivador para que a WestRock substituísse seus motores antigos por equipamentos novos, monitorados pelo sensor WEG Motor Scan, sendo esta operação viabilizada pela economia de energia gerada pela substituição. Além disso, a possibilidade de venda dos motores usados para a WEG, garantindo a logística reversa dos equipamentos, atende o correto descarte dos equipamentos previsto no Plano de Sustentabilidade da nossa empresa”, enfatiza o executivo.

O Programa WEG Opex é uma parceria entre WEG, Banco Santander e CSI Leasing. Nele, a WEG se responsabiliza pelo estudo técnico de eficiência energética nas indústrias e fornecimentos dos equipamentos, o Santander fornece a linha de financiamento e a CSI faz a compra dos produtos com a WEG e viabiliza o processo de locação com o cliente.

Os custos de instalação e serviços de monitoramento podem ser diluídos ao longo do período.

“O WEG Opex é um programa similar ao que o mercado já pratica há muitos anos em itens como frota de automóveis e equipamentos de informática, mas aplicado a motores elétricos com o diferencial que estes trazem uma destacada economia de energia”, explica Fernando Cardoso Garcia, Diretor de Vendas da WEG.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger