“Programa Nascer recebe a inscrição 342 ideias inovadoras”

A Jedi é uma iniciativa da Sepud, Comciti e Join.Valle | Imagem Reprodução Empreendedor.com

Por: Pedro Leal

28/02/2020 - 05:02

O prazo das inscrições para o Programa Nascer, que ajuda a transformar ideias em negócios, chegou ao fim.

Ao todo, 342 ideias buscam os cinco meses gratuitos de mentorias, palestras e workshops oferecidos pelo programa, que ocorre dentro de espaços colaborativos e que estimulam a criatividade, chamados de Cocreation Labs.

A iniciativa acontece em 15 cidades do estado: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira.

Agora, os inscritos devem passar por um processo seletivo dividido em duas etapas. Primeiro as ideias passam por uma avaliação, realizada por bancas escolhidas em cada região e depois serão feitas entrevistas individuais.

Entre os principais critérios para a escolha de quem irá participar do programa estão o problema que a ideia pretende solucionar, as características da solução proposta, o grau de inovação, o perfil da equipe, o segmento dos clientes e a escalabilidade do negócio.

Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 2 de março, no site da Fapesc.

Corte no ICMS

Os contribuintes catarinenses, sobretudo do setor industrial, serão favorecidos com a redução de 17% para 12% nas operações internas com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ((ICMS), se aplicando também na prestação de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de comunicação.

A lei 17.878/2019, de autoria do Governo do Estado, entra em vigor a partir de domingo, 1º de março, com incidência sobre as transações entre empresas contribuintes.

Caged atrasa

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informa que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro de 2020 serão divulgados na segunda quinzena de março.

Segundo o órgão, o intervalo – o maior atraso na divulgação dos dados de geração de emprego, já costumeiramente atrasados – ocorre por conta da substituição do envio de informações em sistema específico do Caged, que tinha como data limite o dia 7 do mês subsequente, pelo eSocial, com data limite para o dia 15 do mês subsequente.

Inflação deve cair

As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram a estimativa para a inflação este ano, pela oitava vez seguida. Desta vez, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país – caiu de 3,22% para 3,20%.

A informação consta no boletim Focus, pesquisa semanal do BC que traz as projeções de instituições para os principais indicadores econômicos.

Titulos do tesouro

A venda de títulos públicos a pessoas físicas somou R$ 2,047 bilhões em janeiro, informou hoje (26) o Tesouro Nacional.

O valor vendido por meio do programa Tesouro Direto representa queda de 27,6% em relação a janeiro do ano passado, quando haviam sido vendidos R$ 2,829 bilhões, o maior valor para o mês.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul