“Orçamento só deve voltar ao positivo em 2022, diz governo”

Foto: Divulgação/Roberto Struker/Agência Senado

Por: Pedro Leal

25/01/2020 - 05:01

A recuperação da economia e a continuidade do ajuste fiscal podem fazer o governo zerar o resultado negativo nas contas públicas até o fim de 2022, afirmou nesta quinta-feira (23) o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

Em reunião com jornalistas, ele confirmou que a equipe econômica antecipou em um ano a reversão do déficit primário. Antes, a previsão era de que as contas públicas só voltassem ao positivo em 2023, oito anos depois de voltarem ao negativo, em 2015.

Já são cinco anos de buraco orçamentário – buraco este que deve levar ainda três anos para ser completamente selado. Esperemos não passar por outra crise calamitosa neste interim, que levaria a outra crise orçamentária.

O secretário também informou que a equipe econômica prevê economizar R$ 417 bilhões de juros da dívida pública entre 2019 e 2022. O valor considera as despesas financeiras e conta para a avaliação da dívida pública.

Plenária CDL

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul promove no dia 29, no Atlético Baependi, a primeira plenária mensal de 2020.

A reunião começa às 12h e terá como foco principal o compartilhamento das informações referentes à participação da comitiva da entidade na maior feira de varejo do mundo, A NRF 2020 Vision Retail’s Big Show, em Nova Iorque, nos Estados Unidos reunindo em torno de 40 mil visitantes.

Além disso, a diretoria também tratará sobre o horário de Carnaval do comércio.

Reforma a caminho

O primeiro semestre deverá terminar com as três propostas de emenda à Constituição (PEC) que tratam da reforma federativa aprovadas na Câmara e no Senado, segundo o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

Apesar do prazo curto e das eleições municipais no segundo semestre, ele mostrou confiança na aprovação e classificou as discussões como “avançadas”.

Salário mínimo

O projeto de lei com a nova política de correção do salário mínimo incluirá uma mudança no período usado para definir os reajustes.

Em vez do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior fechado, de janeiro a dezembro, o governo pretende usar o índice entre dezembro do ano anterior e novembro do exercício atual para calcular o valor do mínimo para 2021.

Grupo Malwee

Com o case Multiplicadores de Comunicação, o Grupo Malwee levou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2019, na categoria Gestão de Pessoas – Administração, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH – SC).

Corupá abre estágio

Boas notícias para os estudantes da região: a Prefeitura de Corupá está com 17 oportunidades abertas de estágio para estudantes do Ensino Médio e do Superior.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, e podem ser feitas pelo site da Prefeitura. O atendimento ocorre entre 7h e 13h, na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Jorge Lacerda, 85.

Gasolina desce

A Petrobras anunciou na noite desta quinta-feira (23) uma redução de 1,5% no preço da gasolina e de 4,1% no preço do litro do diesel para as distribuidoras.

O ajuste entrou em vigor nesta sexta-feira (24).

O último reajuste promovido pela empresa havia sido uma redução de 3% nos valores dos dois combustíveis no dia 14 deste mês.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger