“2020, um novo capítulo de nossas vidas a ser escrito”

Foto divulgação.

Por: Palavra do Reitor

07/01/2020 - 10:01

Início de ano letivo é um entusiasmo só. Cadernos novinhos, cheinhos de páginas em branco para preencher com muito aprendizado. De certa forma, é isso que estamos vivenciando neste momento. 2020 chegou e será o que fizermos dele.

Vamos construir um ano incrível, repleto de sonhos realizados? Quero falar hoje sobre alguns dos muitos motivos que temos para acreditar que isso é, sim, muito possível.

Lógico que sempre há o que melhorar em todas as esferas, mas comemorar e trazer à memória os aspectos positivos é um bem-vindo exercício para encher os pulmões de ar antes de começar mais um ano. Vamos lá?

  • O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Jaraguá do Sul é de 0,803, um dos mais altos de SC. A escala vai de 0 a 1 e considera fatores como longevidade, educação e renda. O dado é de 2010, aferido por PNUD Brasil, Ipea e Fundação João Pinheiro.
  • Moramos na cidade mais segura de SC e a quarta melhor nesse quesito no país, segundo o Atlas da Violência, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O estudo levou em consideração dados de homicídios em 2017 em 310 municípios com mais de 100 mil habitantes.
  • Chocoleite, Duas Rodas, Live!, Lunelli, Malwee, Marisol, Trapp, Urbano e WEG são alguns dos muitos sucessos de nossa terra, com produtos espalhados pelo país e mundo. Por conta do DNA empreendedor, Jaraguá é detentora do 7º maior PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
  • Santa Catarina está no topo do REE-F (Ranking de Eficiência dos Estados – Folha). O Estado aparece com 0,635, primeira posição do estudo que analisa aspectos como saúde, educação, segurança e infraestrutura com menos recursos.
  • Segundo o IBGE, nosso Estado tem a maior expectativa de vida do Brasil: 79,7 anos. A média nacional é 76,3. O cálculo por gênero é de 83 anos para mulheres e 76,4 para homens catarinenses.
  • O levantamento das Contas Regional divulgado pelo IBGE relevou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina de 4%. Em 2017, último ano contabilizado, a soma de riquezas produzidas foi de R$ 277,2 bilhões, posicionando novamente o Estado como sexta maior economia do País.
  • Não faltam lugares lindos para conhecermos, sem nem precisar sair do Estado: temos concorridas praias em Balneário Camboriú, Florianópolis e Laguna; o parque Beto Carrero World, em Penha; os eventos consagrados como Oktoberfest, em Blumenau, e a Schützenfest e o Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), na nossa cidade; cânions do Parque Nacional Aparados da Serra; o maior festival de dança do mundo, em Joinville; e ainda dá para curtir um friozinho na região de Lages.
  • O CDS (Credit Default Swap) do Brasil recuou para 117,15 pontos-base, o menor nível registrado desde 2013. O título indicador de risco de crédito é uma das principais referências para análise de investimentos internacionais.
  • A economia brasileira cresceu 1,2% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o IBGE. O resultado foi superior ao de países como Reino Unido, Suíça, Alemanha e Itália. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, o PIB brasileiro cresceu 0,6% no terceiro trimestre, o que reflete leve aceleração da recuperação da economia entre julho e setembro.
  • A produção industrial brasileira teve um crescimento de 0,8% em outubro se comparada a setembro, conforme o IBGE. Foi a terceira alta mensal seguida e o melhor resultado registrado no mês desde 2012.
  • Estamos em um país exuberante, com a maior biodiversidade global e mais de 20% das espécies do planeta. Nas nossas terras temos a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado de savanas e bosques, a Caatinga de florestas semi-áridas, os campos dos Pampas e uma costa marinha de 3,5 milhões km².