Mulheres representam 51% do eleitorado de Jaraguá do Sul

Primeiro turno será em 15 de novembro | Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Áurea Arendartchuk

26/02/2020 - 06:02

Conforme levantamento recente divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE-SC as eleitoras no Estado chegam a 2.657.949, o que representa 51,62% do eleitorado. Os números foram atualizados até janeiro deste ano.

Os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado mostram a força do voto feminino. Dos 295 municípios catarinenses 148 têm as mulheres como maioria do eleitorado.

Destaque para Balneário Camboriú com 48.262 eleitoras, o que equivale a 54,35%, o maior índice entre as cidades catarinenses.

A coluna apurou junto ao TRE-SC que Jaraguá do Sul e os municípios da região também têm mais mulheres que homens entre os eleitores.

Jaraguá conta com 51,52% de mulheres o que corresponde a 58.151 eleitoras contra 48,47% de homens sendo 54.713 eleitores. O total de jaraguaenses aptos a votar até janeiro era de 112.864.
Confira o quadro abaixo.

Esses dados devem ser considerados estratégicos entre os partidos e seus candidatos neste ano de eleições municipais, principalmente estas em que os políticos têm um contato muito mais direto com a população.

O voto das mulheres tem grande força e as demandas muitas vezes levadas em consideração por elas podem ser diferentes do que é considerado como relevantes pelos homens na hora de atribuir o voto aos candidatos ao Executivo e ao Legislativo.

 

Direito ao voto

Esta semana também foi marcada pela data em que foi dado o direito das mulheres ao voto e de serem votadas para cargos no Executivo e Legislativo. A data lembrada é 24 de fevereiro de 1930 e em 2015, foi instituída como “Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil”.

Até que todas as restrições ao voto feminino fossem retiradas se passaram alguns anos. Apenas em 1934, as ressalvas ao pleno exercício do voto das mulheres foram eliminadas no Código Eleitoral e em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres. A catarinense Antonieta de Barros foi a primeira deputada estadual de SC, sendo eleita por duas vezes: em 1937 e em 1947.

Previdência no Estado

O setor empresarial e as emissoras de rádio e televisão do Estado vão atuar na defesa da reforma da previdência estadual, que, na visão destes segmentos, precisa seguir a lógica das mudanças na previdência nacional, que já ajustaram a situação dos trabalhadores do setor privado e dos funcionários públicos federais.

A decisão foi tomada ontem durante reunião com a participação dos presidentes das federações das indústrias (Fiesc) Mario Cezar de Aguiar, do comércio (Fecomércio) Bruno Breithaupt, e dos Transportes (Fetrancesc) Ari Rabaioli, com o presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Silvano Silva, e o coordenador do Gsul, grupo que reúne as entidades de radiodifusão dos três estados do Sul do Brasil Marcello Petrelli.

Aguiar disse que é preciso ter um alinhamento com a proposta nacional para assegurar o pagamento futuro das aposentadorias.

“É urgente que equacionemos o problema, pois ele será cada vez maior se postergarmos essa decisão. Nesse sentido, é fundamental o esclarecimento da opinião pública para que possamos, de uma maneira organizada, definir os rumos para Santa Catarina”, acrescentou.

CURTAS

Folga no Carnaval

O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul Isair Moser (PSDB) divulgou áudio em que justifica que o decreto de ponto facultativo na segunda e terça-feira (24 e 25) de Carnaval no Legislativo. A folga gerou reclamações de muitas pessoas, principalmente nas redes sociais.

Na gravação, Moser diz que a medida foi tomada por uma questão de economia, justificando que os vereadores e servidores trabalham também nos fins de semana para atender demandas da comunidade. Destacou ainda que algumas escolas, órgãos estaduais, fórum, instituições financeiras e outros setores estariam fechados nestas duas datas gerando ociosidade aos funcionários.

Crítica

Em outra parte do áudio do presidente da Câmara, diz que consultou alguns vereadores sobre o ponto facultativo e que outros que procurou não atenderam às suas ligações. Moser comenta ainda que os vereadores que criticaram a medida na Câmara não comparecem com frequência ao Legislativo e que querem se promover com a atitude tomada por ele.

Fato é que a Prefeitura de Jaraguá do Sul, assim como o comércio e empresas trabalharam normalmente durante o Carnaval que não é um feriado no município e daí iniciou toda a polêmica do Legislativo fazer um ponto facultativo nesta data.

Prazo

Termina no dia 28 de fevereiro o prazo para as prefeituras enviarem a prestação de contas de 2019 ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). Levantamento da Corregedoria-Geral do TCE mostra que os municípios têm descumprido sistematicamente o prazo.

No ano passado, apenas 44 das 295 administrações entregaram os balanços referentes a 2018 até a data limite. No ano anterior, esse número foi ainda menor: sete.

Entrega

Segundo o diretor de Contas de Governo do Tribunal, Moisés Hoegenn, o atraso também pode render multa — o TCE- SC está com processos internos de apreciação de responsabilidade em avaliação —, e a entrega fora do prazo causa um efeito cascata na análise dos pareceres em decorrência dos prazos legais para a sequência dos trâmites.

Contas rejeitadas

Os juízes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de SC, em sessões realizadas na semana passada, desaprovaram, por unanimidade, as contas dos diretórios estaduais do PSB, PT, PROS e do PCO. A maioria das decisões punitivas condenam os partidos a devolução de valores e até a suspensão de novas cotas do Fundo Partidário.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul