“Conheça os principais tipos de lajes”

Foto divulgação.

Por: Eixo 11

19/11/2019 - 14:11 - Atualizada em: 19/11/2019 - 23:47

Lajes basicamente são estruturas que funcionam como divisor de pavimentos ou mesmo como o teto. Geralmente encontram-se apoiadas em vigas, que se apoiam em pilares, que se apoiam na fundação, distribuindo assim a carga de toda a edificação.

Pode-se dividir as lajes em duas categorias, as pré-moldadas e as moldadas in loco. As pré-moldadas são aquelas onde a estrutura vem quase pronta para a obra, sendo necessário apenas monta-las no canteiro, já as moldadas in loco são moldadas na obra com a ajuda da caixaria (tabuas de madeira) e preenchidas com aço e concreto.

Das lajes pré-moldadas, a mais usual é a laje treliçada, composta por vigotas treliçadas. Vigotas são pequenas barras de concreto com aço já amarrado cujo formato se assemelha ao do chocolate Toblerone. Entre uma vigota e outra são encaixadas lajotas cerâmicas ou blocos de EPS, resultando numa laje com baixa espessura. Por serem práticos, baratos e de fácil instalação, são muito utilizados em residências térreas. Existe também a possibilidade de utilizar painéis treliçados que dispensam o uso de fechamento, eles são mais largos, com instalação ainda mais rápida, porém mais caros.

Há ainda lajes alveolares, que são lajes pré-moldadas compostas por grandes painéis protendidos, feitas de concreto e aço protendido (denominado assim quando o aço é previamente alongado). Neste método consegue-se vencer grandes vãos sem que haja pilares ou vigas no meio e por isso são utilizados em projetos de grande porte, como galpões e estacionamentos. A desvantagem se dá pelo transporte, pois todo o trajeto é realizado por guindastes.

As lajes moldadas in loco, podemos citar a laje maciça, que é formada por uma malha de vigas de aço (barras de aço dispostas horizontal, vertical e transversalmente, formando como se fosse um xadrez) e preenchida com concreto, sendo necessário molda-la com o auxílio de caixaria. É um método muito versátil, sendo aplicável tanto em casas quanto prédios, porém como muito concreto é utilizado, a estrutura fica pesada e não é possível vencer grandes vãos.

Para grandes vãos, tem-se a laje nervurada e a cogumelo. A laje nervurada é aquela que possui vazios em sua estrutura, concebidos com a ajuda de cubetas (espécie de bacia plástica de cabeça para baixo) ou EPS sob uma base de madeira. Quando utiliza-se as cubetas, é possível deixar a estrutura aparente, conferindo um aspecto contemporâneo e industrial. Apesar de exigirem uma espessura maior, é um método rápido e limpo.

As lajes cogumelo, por sua vez, são aquelas onde a laje apoia diretamente sobre os pilares, apesar de não necessitar de vigas (o que permite maior altura livre na construção), esse modelo de laje exige muito concreto e aço, além de necessitar mão de obra especializada.

Para determinar o tipo de laje mais indicado para sua edificação, aliando economia e resistência, consulte sempre um engenheiro civil.

Artigo escrito pelo Engenheiro Civil, Thiago De Oliveira Souza (CREA/SC 164820-5), da Eixo 11 Arquitetura.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram